Tratamentos

Somente o médico capacitado para tratar disfunções miccionais, depois de analisar o histórico e determinar a gravidade do caso, poderá indicar o melhor tratamento para a Enurese Noturna. Isto vai permitir que a criança e a família tenham melhor qualidade de vida e evita implicações na autoestima do pequeno." Confira as abordagens recomendadas pelos especialistas.

Olho na rotina!

Inserir pequenas mudanças na rotina da criança enurética pode significar muito. No mínimo 2 horas antes de a criança ir dormir, é importante evitar a ingestão de líquidos ou alimentos com cafeína e chocolate. Criar o hábito de urinar antes de deitar e logo ao acordar também é recomendado.

Valorize as noites secas

Durante o tratamento, cada noite seca precisa ser encarada como uma vitória, valorizada com elogios e muito carinho. Uma boa alternativa para isso é utilizar um calendário, e colar adesivos ou estrelas sempre que a criança conseguir controlar o fluxo. Outro caminho é presentear a criança a cada x dias consecutivos secos

Alarme

Nesse tipo de tratamento a criança utiliza um sensor próximo ao pênis ou à vulva que dispara um som quando em contato com as primeiras gotas de urina. Como o alarme é fixado no pijama, próximo ao ombro, a criança acorda, vai ao banheiro e urina

Depois de um período que pode variar entre 2 a 6 meses, espera-se que a criança adquira um condicionamento e não precise mais do dispositivo para saber que, ao sentir a baxiga cheia, é hora de urinar.

Medicamentos

A desmopressina é um medicamento que tem efeito antidiurético e, portanto, diminui a produção de urina noturna. É considerada eficaz e segura nos pacientes com enurese noturna poliúrica - onde há produção de grande quantidade de urina noturna. Uma pequena porcentagem dos pacientes tratados pode apresentar reações adversas como fadiga, dor de cabeça, náusea e dor abdominal

A Imipramina é um medicamento de efeitos discutíveis. Parece inibir o reflexo da micção ou tornar o sono mais "leve", o que auxiliaria a criança a acordar quando a bexiga estivesse cheia. Pode causar efeitos como fadiga, dor de cabeça, tontura, tremor, etc. Deve ser realizada avaliação cardiológica antes de utilizá-la.

A Oxibutinina é um medicamento indicado para os casos de enurese noturna por bexiga hiperativa, em que ela apresenta contrações involuntárias. Assim, a bexiga relaxa, permitindo que ela consiga armazenar maior quantidade de urina. Pode causar vermelhidão facial, febre, tonturas e prisão de ventre.

Acompanhamento psicológico

O(a) psicólogo(a) se torna um importante aliado para a criança e para a família, já que além de recuperar a autoestima dos pequenos, também pode orientar os pais sobre como lidar com a situação.