Enurese Noturna

Xixi na cama é doença??

Acordar com a cama molhada é sempre uma situação desagradável para as crianças. Seja no período de desfralde ou lá pelos 5 ou 6 anos, convencer os pequenos de que o episódio é natural e passageiro pode ser um belo desafio para os pais. É que até essa idade o mecanismo urinário da criança ainda está amadurecendo e mesmo que ela tenha controle durante o dia, o relaxamento provocado pelo sono acaba desencadeando o acidente.

Entretanto, se a partir dos cinco anos de idade o problema persistir pelo menos duas vezes por semana, considere a Enurese Noturna, uma doença hereditária que acomete cerca de 15% das crianças, grande parte de meninos. Isso significa que se um dos pais teve o problema quando criança, as chances de o(a) filho(a) apresentar Enurese aumentam em 75%.

O melhor a fazer é tranquilizar a criança e procurar um especialista assim que possível. Evite demonstrações de fúria, bem como agressões verbais e físicas. A criança com Enurese Noturna não faz xixi na cama para chamar atenção, ela está sofrendo e a atitude dos pais influenciará totalmente no tratamento do distúrbio.

Fonte: http://www.e-familynet.com