Dia Mundial Sem Xixi na Cama, no dia 26 de maio, lembra as famílias que a enurese noturna não é culpa de ninguém e tem tratamento

Embora comum na infância, o xixi na cama impõe sérios impactos às crianças, e também pode ser motivo de muita frustração e estresse para os pais. Realizado anualmente na última terça-feira de maio, o Dia Mundial Sem Xixi na Cama convida todas as famílias a conhecerem melhor o assunto, e incentiva a busca por ajuda e acompanhamento com o especialista.

Aproximadamente 15 a 20% das crianças após os 5 anos de idade não conseguem controlar o xixi durante a noite e, se antes os episódios eram considerados algo simples que se resolveria sozinho, hoje sabemos que se trata de um distúrbio chamado enurese noturna, que envolve vários fatores e causas como disfunção da bexiga e excesso de produção de urina à noite.

Trata-se de uma condição médica que pode prejudicar a autoestima e o bem-estar emocional da criança, bem como o rendimento escolar e desempenho social. Por isso, a importância de procurar o auxílio do pediatra ou ainda os Centros de Apoio especializados.

Xixi na cama acontece à noite, mas efeitos podem durar o dia todo

Uma das consequências do xixi na cama é afetar a qualidade de vida e do sono de toda família, prejudicando, inclusive, a disposição da criança durante o dia. Já falamos por aqui sobre a relação do sono e xixi na cama e as principais recomendações quando o assunto é enurese noturna.

De acordo com o Dr. Ubirajara Barroso Júnior, especialista em Uropediatria e coordenador do setor de Urologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), não é recomendado interromper o sono da criança à noite para levá-la ao banheiro, por exemplo. “Isso não ensina a criança a reter urina à noite; e, ainda, ela vai se cansar, vai cair o rendimento escolar e o pai ou a mãe também rendem menos no trabalho. O resultado é todo mundo cansado, estressado”, explicou em entrevista ao Programa Metrópole Saúde, da Rádio Metrópole FM – BA.

Participe do Dia Mundial Sem Xixi na Cama

Organizado pela International Children Continense Society (ICCS) e European Society for Pediatric Urology (ESPU) desde 2015, o World Bedwetting Day (no Brasil, Dia Mundial Sem Xixi na Cama) é uma iniciativa mundial de conscientização sobre a enurese noturna, que procura incentivar a busca por orientação especializada e minimizar os danos emocionais nas crianças.

Neste ano em especial, devido a pandemia do novo coronavírus, a campanha destaca ainda sobre a importância de não descuidar da enurese noturna. É preciso que, mesmo remotamente, as famílias procurem conversar com o médico para, juntos, definirem soluções e a melhor forma de ajudar a criança. No nosso site, é possível também encontrar dicas sobre como aproveitar a proximidade com os filhos em tempos de isolamento social para melhorar o xixi na cama.

Não deixe de acompanhar nossas atualizações e interagir conosco compartilhando, curtindo e marcando pessoas que precisam saber mais sobre a enurese em nossos posts.

A hora de agir é agora! Venha com o @semxixi no FacebookInstagram e Youtube.