Pergunta sobre o que fazer foi a campeã de comentários dos seguidores do Sem Xixi na Cama em 2019; veja também os textos mais lidos no blog

São muitas as famílias que, diariamente, compartilham com o Sem Xixi na Cama seus questionamentos e receios em busca de ajuda para driblar a enurese noturna. A pergunta campeã de comentários neste 2019 foi: afinal, como ajudar meu filho que faz xixi na cama? Dúvidas sobre os tratamentos e relatos da persistência dos lençóis molhados vindos de toda a família – mães, pais, avós – também são frequentes nos nossos canais.

Por isso, para encerrar o ano com chave de ouro, reunimos algumas dicas para todos esses nossos seguidores e para você, que também não sabe ao certo como lidar com o xixi na cama. Confira!

Fique atento aos sinais!

Caso identifique os sintomas da enurese noturna ou perceba que os episódios de xixi na cama têm impactado na qualidade de vida do seu filho e de toda família, busque por ajuda médica. As crianças que fazem xixi na cama após os 5 anos de idade precisam ser acompanhadas por um especialista e somente ele pode indicar o melhor tratamento para cada caso, visto que o xixi na cama pode ter diversas causas. Os pais também podem auxiliar respondendo algumas questões-chave para o diagnóstico como as anotações feitas no diário miccional, disponível no nosso site gratuitamente para download. Por aqui, também já falamos sobre como se preparar para uma consulta com o pediatra, assim como as principais perguntas que podem ser realizadas pelo médico ao investigar a enurese noturna.

Xixi na cama tem tratamento

Após o diagnóstico da enurese noturna, é preciso iniciar o tratamento. Nesta etapa, é muito importante ter paciência e respeitar os limites da criança. É fundamental que os pequenos contem com o apoio da família.

Neste vídeo, o Dr. Bruno Cezarino compartilha dicas com o casal Tiago e Gabi sobre como os pais podem ajudar as crianças e aqui você pode baixar um Guia para auxiliar no tratamento da enurese noturna.

Sabemos o quanto o emocional dos pais também pode ser afetado, gerando estresse, intolerância e dificuldades na relação com a criança. Mas lembre-se que o xixi na cama não é culpa de ninguém e recorrer a punição não resolve o problema.

Mais lidas em 2019

Quando o assunto é dúvidas sobre o xixi na cama, saiba que você não está sozinho! Confira as matérias mais acessadas do nosso blog em 2019 e, se você perdeu alguma, não deixe de se inteirar melhor sobre a enurese noturna ou relembrar alguma orientação importante!

5 condições que podem contribuir com o xixi na cama
Constipação intestinal e infecção urinária estão entre os sintomas que merecem atenção, conheça outros

Xixi na cama: 3 sinais que merecem a atenção dos pais
Saiba mais sobre o que observar em relação aos hábitos miccionais dos pequenos e aprenda a identificar quando há necessidade de ajuda profissional

Xixi na cama: Tiago e Gabi tiram dúvidas com especialista
Em uma série especial de vídeos com o casal Tiago e Gabi, o Dr. Bruno Cezarino responde as principais dúvidas dos pais sobre o xixi na cama

Centros de Apoio para enurese noturna: 4 perguntas e respostas
A ajuda de um especialista é fundamental para identificar e tratar a enurese noturna. Saiba como funcionam os Centros de Apoio espalhados pelo país

4 coisas que todo mundo deveria saber sobre xixi na cama
Quando falta informação sobre enurese noturna, prevalece a intolerância e punição. Entenda por que a criança não tem culpa!