Separados por região no site do Sem Xixi na Cama, Centros de Apoio são importantes para famílias que enfrentam a enurese noturna. Entenda!

Só quem já enfrentou muitas noites de lençóis molhados, sabe o quanto é difícil buscar soluções e não conseguir sentir os sinais de melhora. Lidar com a enurese noturna não é fácil e requer, além de muita paciência, orientação e tratamento certos. É que, sem isso, o xixi na cama vai deixando muitas marcas no emocional da criança: autoestima, socialização, relacionamento com os pais – tudo vai sendo afetado.

No nosso site é possível ter acesso a uma lista de Centros de Apoio para enurese noturna, dedicados a ajudar as famílias que buscam uma resposta para o xixi na cama. Tem dúvidas sobre como eles funcionam? Esclarecemos as questões mais comuns que recebemos por aqui, confira!  

1) O que são os Centros de Apoio?

Se você acompanha as redes sociais do Sem Xixi na Cama, provavelmente já ouviu falar sobre os Centros de Apoio. Eles, nada mais são, do que lugares especializados em distúrbios miccionais da infância, como a enurese noturna. São hospitais, clínicas e consultórios que reúnem diversos especialistas no assunto para um diagnóstico seguro e um tratamento eficiente. Importante: o Sem Xixi na Cama é uma iniciativa de conscientização e não possui qualquer ligação com a comunicação estabelecida entre pacientes e profissionais da saúde. Nosso papel é apenas aproveitar o espaço que temos para auxiliar na busca por ajuda especializada e oferecer ainda mais possibilidades para as famílias.

2) É possível conseguir tratamento de enurese noturna pelos Centros de Apoio?

Sim. Um Centro de Apoio é o local ideal para conseguir orientações, avaliações clínicas, indicações de tratamento e acompanhamento médico para a enurese noturna. Lá, você poderá receber informações específicas sobre o seu filho e ainda tirar suas dúvidas sobre o assunto. Mesmo que você já tenha consultado um pediatra, mas não esteja 100% segura sobre as recomendações relacionadas ao xixi na cama, pode sim procurar os Centros de Apoio para uma segunda opinião. Muitas vezes, é lá também que você será direcionada para outro especialista, como fisioterapeutas, urologistas pediátricos, psicólogos e nefrologistas.

3) Os Centros de Apoio são pagos ou gratuitos?

Essa é uma pergunta frequente aqui no Sem Xixi na Cama. Contudo, não há uma resposta padrão. Por se tratar de clínicas e hospitais de diversas regiões do país, cada uma funciona de uma maneira. Há sim Centros de Apoio gratuitos, como, também, há os particulares. O ideal é que você entre em contato com aquele que está mais próximo à sua família e tire todas as suas dúvidas diretamente. Importante enfatizar que o Sem Xixi na Cama não tem relação com os Centros, portanto, não recebe dinheiro pela indicação.

4) Não tenho Centros de Apoio na minha região. O que devo fazer?

Mesmo que o Sem Xixi na Cama ofereça o contato de diversos Centros de Apoio pelo Brasil, nem todas as regiões possuem cadastro em nosso site. Se esse é o seu caso, recomendamos que entre em contato com aqueles que forem mais próximos à sua cidade. Mas, se isso não for possível, você pode entrar em contato conosco. Confira outras perguntas e respostas sobre enurese noturna, aqui. Baixe nossos materiais de apoio e supere a enurese noturna sem traumas.