Em maio, comemora-se o Dia Mundial da Enurese, problema bastante comum na infância

A enurese noturna, mais conhecida por xixi na cama, costuma tirar o sono de muitas famílias. O que muitos desconhecem é que os episódios de xixi, quando persistentes após os 5 anos, são uma condição médica, que precisa ser investigada e tratada. Ou seja, trata-se de um ato involuntário da criança com enurese e que merece atenção e diálogo com o médico.

No dia 30 de maio comemora-se o Dia Mundial da Enurese (World Bedwetting Day), uma iniciativa da International Children Continense Society (ICCS) e da European Society for Pediatric Urology (ESPU). A campanha chega ao seu terceiro ano consecutivo, trazendo o tema “Time to Take Action” (Hora de Agir).

O objetivo é orientar as famílias sobre como lidar com o xixi na cama sem traumas, alertando sobre a importância do diagnóstico correto e da busca por tratamento médico adequado.

Xixi na cama não é culpa de ninguém

Comumente, o xixi na cama é considerado uma condição simples da infância e que acaba sendo resolvido espontaneamente. Enquanto, na verdade, a enurese noturna é uma condição médica que pode persistir até a fase adulta, quando não identificada e tratada corretamente.

É importante que as famílias não subestimem o impacto do problema na autoestima e vida da criança. É preciso compreender que a enurese noturna não é culpa de ninguém, nem dos filhos, nem dos pais; que pode e deve ser tratada; e de que muito mais precisa ser feito para ajudar as crianças que enfrentam o distúrbio.

Ajude na conscientização de outras famílias

Um movimento pelo bem-estar infantil, o projeto Sem Xixi na Cama surgiu com o intuito de contribuir com a conscientização das famílias sobre a enurese noturna no Brasil, por meio de conteúdos informativos e canais para diálogo sobre o distúrbio – como este blog e nossas redes sociais!

Durante todo este mês, o Sem Xixi na Cama se mobiliza em torno do Dia Mundial da Enurese, trazendo ainda mais dicas e informações sobre as causas, consequências e tratamento do xixi na cama, e conta com você nessa missão de ajudar outras famílias.

Acompanhe nossa fanpage, assista ao vídeo informativo e compartilhe nossos materiais como forma de demonstrar seu apoio e ajudar outros pais a aprender mais sobre como lidar com a enurese noturna.