Blog

Eu e as crianças: O que aprendi com meus filhos?

Todo ano, nessa época, eu fico mais emotiva: a TV exibe os comerciais mais lindos de todos os tempos, e faço reflexões sobre a minha maternagem e o que aprendi com meus filhos.

Claro que DIA DAS MÃES é todo dia - porque ser mãe é todo dia também, mas a gente não para pra refletir sobre isto diariamente porque os filhos demandam o tempo todo e, certamente, essa foi uma das coisas que aprendi sendo mãe.

Aprendi com meus filhos que eles têm o melhor cheiro do mundo. Naquela noite em que você está exausta, mas, de repente, sente uma mãozinha quentinha te abraçando. O que você faz? Quem tem coragem de colocar a filha de volta na cama dela? A regra de “cada um na sua cama” vai por água abaixo. Nessas horas a gente aproveita para dar aquele cheiro e abraçar bem apertado. Me diga se tem coisa melhor do que cheiro de filho? Não! Não, mesmo!

Aprendi com meus filhos que as brincadeiras simples podem ser as mais divertidas e marcantes. Uma guerra de travesseiros no domingo de manhã, se esconder debaixo das cobertas para assustar quem vai chegar no quarto em seguida, ou ainda, apostar corrida no parque. Coisas simples, mas que geram cumplicidade e boas memórias.

Aprendi com meus filhos que as refeições podem ser divertidas mesmo que o cardápio não seja o escolhido por eles. Mãe cozinha com amor e esse amor transborda. Eles vão sacar isso quando você preparar a mesa do jantar.

Aprendi que a gente quer o melhor para os filhos. Quer proporcionar para eles tudo o que não tivemos. Que a gente quer que eles cresçam felizes, sadios, perfeitos, mas que muitas vezes isso não é possível de imediato e que sofremos um tanto, mas eles nem ligam. O nosso sofrimento não é tangível para eles.

Mas, sem dúvida, o maior aprendizado que tive com meus filhos é que amor de mãe vem de uma fonte inesgotável e que o tempo devia passar mais devagar um pouco, porque eu quero ser a mãe que cuida e protege por muito tempo ainda.

 

Helena Sordili é a Lele, do blog Eu e as Crianças. Mãe de Isabela e Otávio, fala há 10 anos sobre maternidade, vida em família e crafts.