Lidar com o xixi na cama na pandemia pode ser ainda mais estressante para as famílias. Mas atenção: o coronavírus não pode ser justificativa para violar os direitos das crianças

O tratamento da enurese noturna exige paciência, tolerância e amor, não violência. Por isso, ao lidar com o xixi na cama na pandemia, momento em que a maioria das famílias vivenciam um período de sobrecarga e estresse, lembre-se da importância de fazer da casa um ambiente seguro e acolhedor, especialmente para os filhos.

Afinal, o coronavírus não pode ser justificativa para violar os direitos das crianças e adolescentes, certo? Uma hora, o xixi na cama acaba indo embora, mas as lembranças da vergonha e das punições sofridas por conta dos lençóis molhados ficam.

Por isso, para ajudar a proteger os pequenos que enfrentam a enurese noturna em tempos de isolamento social, listamos três dicas. Confira e fique atento!

  • Cuide das crianças

Enfrente a enurese noturna com paciência e amor. Ofereça apoio, envolva seu filho no tratamento e aproveite o tempo em casa para fortalecer os laços entre vocês. É importante para as crianças entenderem que fazer xixi na cama é comum e que outras crianças também passam por isso. Converse também sobre o momento que estamos vivendo de forma clara e adequada à idade da criança. Em ambos os casos, compreender o que está acontecendo é o primeiro passo para que ela se sinta segura.

Veja também: Coronavírus: como conversar com as crianças sobre o assunto?

  • Cuide de você

É normal sentir ansiedade e estresse, sobretudo em uma situação de pandemia como a que estamos vivenciando. Já falamos por aqui, inclusive, o quanto os pais também tem a qualidade de vida afetada por conta do xixi na cama das crianças. Mas o coronavírus não pode ser justificativa para agir com violência e intolerância. Cuidar da sua saúde mental é fundamental para que você não desconte seu nervosismo nos filhos, e consiga oferecer o carinho e o apoio que eles necessitam. Lembre-se: eles também se sentem frustrados e punições e castigos não ajudam a criança que faz xixi na cama.  

Xingar, humilhar e praticar castigos físicos, como bater, são formas de violência

  • Procure ajuda

Existem formas de contato com o médico para dar início ou continuidade ao tratamento da enurese noturna para as famílias que estejam enfrentando o xixi na cama na pandemia. No nosso site, é possível encontrar Centros de Apoio especializados, além de vídeos e materiais para download. O Sem Xixi na Cama também disponibiliza um aplicativo para dar aquela mãozinha e deixar o tratamento mais leve e divertido para as crianças.

Veja também: Enurese noturna na adolescência: como lidar?

As dicas acima foram baseadas em orientações gerais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para combater a violência contra crianças e adolescentes em tempos de coronavírus. Se você testemunhar, souber ou suspeitar de alguma criança ou adolescente vítima de negligência, violência, exploração ou abuso, disque 100.