Pequenos cuidados podem fazer os dias de folia em família serem muito mais seguros e divertidos

Essa época de folia e animação é uma ótima oportunidade para aproveitar um tempo a mais com as crianças, fazendo algo diferente, seja em casa ou na rua.  Pensando nas famílias que querem curtir, e muito!, o Carnaval, separamos essas dicas para ninguém ter dor de cabeça com seu mini folião! Lembrando que crianças com menos de dois anos merecem atenção redobrada e uma boa pedida é evitar multidões e corre-corre.

1. Alimentação adequada e hidratação são fundamentais: onde quer que leve seu pequeno, é sempre bom reservar um pote com frutas picadas e uma garrafa de água ou suco natural. O recomendável é que a criança beba algum líquido com frequência, para manter a hidratação.

2. Escolha fantasias leves: por ser um período de calor, são indicados artigos leves e de cores claras, que não façam a criança transpirar muito. O suor pode causar irritação na pele do seu pequeno! Evite também as fantasias com acessórios, já que podem se perder ou causar acidentes.

3. Cuidado com os confetes: evite brincadeiras com confete, ou fique longe de lugares onde elas estejam ocorrendo. A criança pode se engasgar ou aspirar o material, o que pode acabar com a brincadeira!

4. Não fique muito próximo de caixas de som: o alto volume pode ser prejudicial para a audição dos pequenos. O recomendado é estar em uma distância segura: em que possam conversar e ao mesmo tempo ouvir o que está tocando!

5. Afaste-se de multidões: além de ser arriscado para a criança, que não está acostumada e pode desmaiar, você corre um menor risco de perder o pequeno de vista.

6. Improvise na identificação: coloque um papel ou adesivo com identificação em uma parte da roupa, ou faça uma espécie de pulseirinha. Se a criança for um pouco mais velha, tente fazer com que ela se lembre o número do seu celular ou de casa.

7. Segure os pulsos, não as mãos: em locais geralmente cheios, o indicado é segurar o pulso da criança, ao invés da mão. Isso porque a pegada nessa área é mais forte e evita que crianças escapem correndo para a multidão!

8. Fique de olho nos sinais: cansaço, birra ou choro que não tem fim pode ser sinal de que a festa acabou.  Se a criança está cansada, o melhor é voltar para a casa, dar um banho e levar para a cama!

9. Segurança em primeiro lugar: papais e mamães devem ficar de olho na brincadeira das crianças; evitem que elas brinquem com produtos tóxicos, que contém álcool e outros derivados químicos.

10. Permita-se relaxar: apesar de todas essas recomendações, o Carnaval é um momento de alegria e descontração. Se jogue na folia com as crianças tendo a certeza de que está tomando todos os cuidados. Aproveite!